terça-feira, 27 de setembro de 2016

Significado de Yom Kippur



Após o pecado do bezerro de ouro, Moshê (Moisés) orou, no dia dez do mês hebraico de Tishrei.  Deus concedeu pleno perdão ao povo judeu.
Yom Kippur (yom significa “dia” e Kippur significa “expiação”), é o Dia da expiação, sobre o qual declara a Torá: 
- No décimo dia do sétimo mês afligirás tua alma e não trabalharás, pois neste dia, a expiação será feita para te purificar; perante Deus serás purificado de todos teus pecados.
Esclarecendo a natureza de Yom Kippur, o Rambam escreve: 
- É o dia de arrependimento para todos, para o indivíduo e para a comunidade; é o tempo do perdão para Israel. 
Por isso todos são obrigados a se arrepender e a confessar os erros em Yom Kippur.
A expiação obtida através de Yom Kippur é muito mais elevada que aquela conseguida através do arrependimento, pois neste dia os judeus e Deus são apenas um. 
O judeu une-se com Deus para revelar um vínculo intocável pelo pecado, sem obstáculos.
Teshuvá (penitência), o retorno do judeu ao bom caminho, não está restrito apenas a Yom Kippur. Existem outras épocas que são propícias para que isto ocorra, e na verdade, um judeu pode, e deve, ficar em estado de reflexão, alerta e arrependimento todos os dias do ano. A obtenção do perdão!!!
Os Rabis afirmam que a pessoa deve primeiro arrepender-se, e então obterá a expiação especial de Yom Kippur (que é infinitamente mais elevada que aquela conseguida apenas pela teshuvá (penitência).
Mas como Yom Kippur consegue isto???
 A expiação não é meramente a remissão da punição pelo pecado; significa também que a alma de um judeu é purificada das máculas causadas pelo pecado. 
Além disso, não apenas nenhuma impressão das transgressões permanece, como as transgressões são transformadas em méritos.
Que isto possa ser atingido através de teshuvá (penitência), é compreensível; um judeu sente genuíno remorso pelas falhas cometidas erradicando o prazer que extraiu dos pecados.
Sua alma é então purificada. O próprio pecado deve ser visualizado como uma contribuição ao processo de teshuvá (penitência).
Uma transgressão separa a pessoa de Deus. O sentimento de ser afastado de Deus age como um lembrete para o retorno, para estabelecer um vínculo mais intenso com o Criador.
O que é a expiação obtida através de Yom Kippur???
 Se a expiação significa apenas a remissão da punição, seria compreensível que "o próprio dia" pudesse abolir a punição que de outra forma seria devida pelos pecados de alguém através do ano.
Mas a expiação, como dizemos, significa também a purificação das manchas da alma. Como pode "o próprio dia," sem a força transformadora de teshuvá (penitência), atingir este ponto???
Três níveis no vínculo de um judeu com Deus.
O pecado afeta o vínculo de um judeu com Deus, e há três diferentes níveis neste vínculo:
1 – O relacionamento estabelecido por um judeu através do cumprimento das mitsvot: a aceitação do jugo celestial por parte do judeu e sua prontidão em seguir as diretivas de Deus estabelecem um vínculo entre ele próprio e Deus.
2 – Uma conexão íntima, mais profunda que a primeira. Como este vínculo transcende aquele forjado pela aquiescência com a vontade de Deus, permanece válido mesmo quando alguém transgride aquela vontade e por causa disso prejudica o primeiro nível do relacionamento, que a teshuvá (penitência), tem o poder de purificar as manchas na alma, causadas pelo pecado;
3 – O vínculo unindo a essência de um judeu com a Essência de Deus. Isto não é restrito a nenhum vínculo, e transcende toda a expressão humana. Ao contrário dos dois anteriores, este relacionamento não pode ser produzido pelo serviço do homem a Deus, mesmo o serviço de teshuvá (penitência), pois as ações do homem, não importa quão elevadas, são inerentemente limitadas. Pelo contrário, este é um vínculo intrínseco à alma judaica, que é "uma parte do Deus acima" – e neste nível, o judeu e Deus são completamente um só.
Como este vínculo transcende todos os limites, não pode ser afetado pelas ações do homem. Assim como não pode ser produzido pelo serviço do homem a Deus, da mesma forma não pode ser prejudicado pela omissão do serviço ou através do pecado. Pecados e máculas não podem tocar este nível.
Em Yom Kippur, este vínculo entre a essência de um judeu e a Essência de Deus revela-se em cada judeu – e por isso todas as manchas em sua alma causadas pelos pecados são automaticamente removidas.
Esta é a diferença entre a expiação de Yom Kippur e aquela de qualquer outra época. Na última, o pecado causa manchas na alma, e por isso a pessoa deve trabalhar ativamente para conseguir a expiação – arrependendo-se, o que produz um relacionamento mais profundo entre o homem e Deus. A maior expiação de Yom Kippur, entretanto, vem com a revelação de um vínculo tão elevado que, em primeiro lugar, nenhuma mancha pode ocorrer.
 Ninguém, homem ou anjo, poderia ficar no Santo dos Santos naquela hora, pois o serviço de Yom Kippur é a revelação da unidade essencial entre os judeus e seu Criador.
Tal revelação é possível não apenas no Templo Sagrado, através do Cohen Gadol, mas para todo judeu em suas preces de Yom Kippur. Este é o único dia do ano que tem cinco serviços de prece, correspondendo aos cinco níveis da alma.
Yom Kippur, então, é um dia no qual não existem fatores externos, quando apenas a essência do judeu espalha seu brilho.
Teshuvá (penitência), pode erradicar o pecado e as manchas na alma; Yom Kippur transcende inteiramente o conceito de pecado e arrependimento – e por isso traz uma expiação mais elevada que em qualquer outra época.













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